quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Disjuntores Diferencial Residual (DR)

Com certeza vocês já ouviram falar do famoso DR ( Disjuntor Diferencial Residual). É um dispositivo que protege : os fios do circuito contra sobrecarga e curto-circuito e as pessoas contra cheques elétricos provocados por contatos diretos ou indiretos.
Como descrito acima, o dispositivo DR é uma espécie de interruptor automático que desliga com correntes de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano.
Assim, um completo sistema de aterramento, que proteja as pessoas de um modo eficaz, deve conter, além do fio terra, o dispositivo DR. Podem ser Bipolar ou Tetrapolar.
A NBR5410 exige desde 1997, a utilização de proteção Diferencial Residual de alta sensibilidade em circuitos terminais que sirvam a :

- Tomadas de corrente em cozinhas , copas-cozinhas, lavanderias, área de serviço, garagens e, no geral, a todo local interno molhado em uso normal ou sujeito a lavagens.

-Tomadas de corrente em área externa.

-Tomadas de corrente que embora, instaladas em área internas, possam alimentar equipamentos de uso em áreas externas.

-Pontos situados em locais contendo banheira ou chuveiro.

NOTA: os circuitos não relacionados nas recomendações e exigências acima poderão ser protegidos apenas por disjuntores termomagnéticos (DTM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário