Geralmente todos os equipamentos de medição como multímetros, alicates amperímetros, detectores de seguência de fase, detectores de tensão, analisadores de energia, etc, contém um símbolo referente a categoria de segurança desses equipamentos, como mostramos abaixo:
CAT I - Circuitos e equipamentos eletrônicos protegidos
CAT II - Aparelhos domésticos, de escritórios, laboratórios e outras cargas similares. Tomadas ou pontos de tensão com circuitos de ramificação longos.
CAT III - Barramentos e linhas de alimentação de plantas industriais. Painéis de distribuição. Tomadas e conectores com conexões curtas à entrada da rede da companhia elétrica.
CAT IV - Medidores de eletricidade e equipamentos de proteção de sobrecorrente primário. Linhas de baixa tensão do poste à construção. Linhas aéreas para edifícios isolados, linhas subterrâneas para bombas.
Essa indicação, também vem com a tensão máxima que o aparelho suporta, segundo o fabricante, geralmente, de 600V até 1000V. Sempre que adquirir um aparelho desses, ler o manual de instrução e atentar para a tensão e escala que o mesmo será utilizado.
Sugestão: Apreciamos a marca FLUKE, mas existem outras marcas também conhecidas como a MINIPA.
Segurança em eletricidade é tudo, pois, não se vê eletricidade.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário