domingo, 7 de fevereiro de 2010

Noção de Carga Elétrica - Eletrização - Princípios da Eletrostática

Os antigos gregos já haviam observado as forças elétricas ao atritarem o âmbar (resina fóssil, semi-transparente e quebradiça) com outros corpos. Em grego, âmbar se diz elektron e daí o nome de forças elétricas e dado essas forças.
Diversas teorias foram propostas para justificar tais fenômenos elétricos. Atualmente, eles são explicados da seguinte maneira: todos os corpos são formados de átomos, os quais são constituídos de partículas elementares, sendo as principais: elétrons, prótons e nêutrons. Os prótons e os nêutrons acham-se localizados na parte central do átomo chamada núcleo. Ao redor do núcleo movem-se os elétrons. Os prótons em presença se repelem, o mesmo acontecendo com os elétrons. Entre um próton e um elétron há atração. Estes comportamentos são idênticos aos observados entre bastões de vidro e os panos de lã. Para explicá-los, associa-se aos prótons e aos elétrons uma propriedade física denominada carga elétrica. Os prótons e os elétrons apresentam efeitos elétricos opostos. Por este motivo, há duas classes de cargas elétricas: positivas, a carga elétrica do próton e negativa, a carga elétrica do elétron. Os nêutrons não tem carga elétrica. porque não apresentam efeitos elétricos.

prótons: carga elétrica positiva
elétrons: carga elétrica negativa
nêutrons: não tem carga elétrica

Eletrostática: é a parte da Física que estuda as propriedades e a ação mútua das cargas elétricas em repouso, em relação a um sistema inercial de referência. Os princípios sobre os quais se fundamenta são:

Princípio da Atração e Repulsão
Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e de sinais opostos se atraem.

Princípio da Conservação das Cargas Elétricas
Num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas positivas e negativas é constante.

Um comentário:

  1. Fala Primo.
    Joia? Estou ligado no blog aqui em Varginha, queria te pedir para por uma máteria sobre dijuntores e cálculos, sei que você tem material bom disso aí. To no aguardo.
    Um abraço, Breno

    ResponderExcluir