domingo, 7 de fevereiro de 2010
Geradores em Itaipu
É...meus caros amigos, não dá para imaginar a situação que aconteceu em Itaipu. Segundo o que li...
Os engenheiros que estavam no centro de controle e operações no momento do apagão presenciaram um evento único e assustador, os 18 geradores de Itaipu pararam de produzir energia elétrica, algo que nunca ocorreu em Itaipu. Na medida que as turbinas paravam de produzir energia, inúmeros instrumentos, luzes de emergência e alarmes sonoros disparavam. Gráficos e diagramas nas telas dos computadores e supervisórios mostravam queda de produção de energia.
Com o desligamento automático das 3 linhas de 765 Kv AC e das duas linhas de 600Kv DC, Itaipu não tinha para onde mandar os colossais 13,3 GW e os sistemas de proteção automaticamente pararam de produzir energia elétrica.
Sem a corrente elétrica no estator, a força magnética que atua como um freio mantendo a rotação do conjunto rotor, eixo e turbina a 90 RPM, deixou de existir. Com isso, a rotação do conjunto rotor, eixo e turbina começou a aumentar. O aumento da rotação dos 18 conjuntos rotor, eixo e turbina pesando cada inacreditáveis 2,3 mil toneladas fizeram todo o prédio tremer por alguns segundos. O sistema de proteção contra sobre-velocidade acionou o sistema de controle de velocidade que reduziu a rotação das turbinas, fechando gradualmente as paletas do distribuidor(que regula a vazão para as turbinas).
Turbinas Francis
*Queda: 112 metros
*Conduto forçado: 10.5 metros de diâmetros
*Vazão: 690 mil litros de água por segundo
*Rotação: 90 rpm
Gerador Síncrono
*3 Fases e um Neutro em Y (estrela)
*Tensão Fase-Neutro: 10.5 mil volts
*Tensão Fase-Fase: 18 mil volts
*Corrente por Fase: 23.6 mil Amperes
*Potência trifásica: 3 x 10.5 x 23,6 = 743 MW
*Fator de Potência: 0.95
Fabricantes dos 20 geradores (2 ficam sempre em manutenção) sendo 10 de 50Hz e 10 de 60Hz
*9 da ABB (Suíça)
*9 da Siemens (Alemanha)
*2 da Alstom (França)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Tô estou aqui em Varginha acompanhando o blog, parabéns...
ResponderExcluirContinua postanto matérias interessantes aí, abraço primo.