quinta-feira, 18 de março de 2010

Dicas para elaboração de um manual de usúario de Instalação Elétrica de Baixa Tensão

O manual do usuário deve conter o máximo de informações que são relevantes ao cliente, para que ele mantenha sua instalação elétrica em condição de bom estado e não  risco, por este motivo toda a informação é importante.
Verifique a procedência da informação e tente transformá-la em uma linguagem simples para seu cliente
Insira o máximo de fotos e ilustrações que ajudem o cliente a interpretar o que você deseja apresentar, baseie-se em manuais de usuário que você conhece, como o de equipamentos e de veículo.
Abaixo listamos algumas idéias para ajudá-lo.

Bom trabalho.

ORIENTAÇÃO PARA USO DAS INSTALAÇÕES:
Conheça os principais componentes da instalação elétrica:
Quadro de distribuição, interruptor simples e assim por diante, é importante fazer a apresentação de tomadas, ponto para ligação de chuveiro , para torneira, lâmpadas , disjuntores, DR´s, etc, etc. sempre indicar onde estão instalados e a tensão e potencia se puder.

- Faça uma lista dos componentes, principalmente tomadas com as suas capacidades deixando claro que a capacidade de uma tomada de uso geral, não deve ser ultrapassada.
- Faça um desenho do quadro de distribuição com a indicação dos dispositivos de proteção e a quais circuitos cada um deles atende.
- Apresente um texto sobre as funções do Disjuntor, DR, e outros que julgar interessante para melhorar o entendimento do cliente

Exemplo:
As tomadas da sala, quarto e escritório são do tipo tomada de uso geral com capacidade de 1200W e não devem ser utilizadas acima desta capacidade.
O ponto de alimentação do chuveiro foi calculado para interligação de equipamentos 220 Volts e potencia máxima de 5600 Watts, não ligue equipamentos com capacidade superior pois causa sobrecarga nos circuitos fazendo atuar os dispositivos de proteção (disjuntores, fusíveis, etc)
Se possível insira uma cópia do projeto unifilar do circuito de instalação elétrica

Avisos como:
“EVITE EFETUAR PERFURAÇÕES NA PAREDE PRÓXIMA AO QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA E NOS ALINHAMENTOS VERTICAIS OU HORIZONTAIS DOS INTERRUPTORES E TOMADAS, PARA EVITAR ACIDENTES COM FIOS ENERGIZADOS.”

Ou:

“NÃO EFETUE A TROCA DE TOMADAS OU INTERRUPTORES SEM O DEVIDO CONHECIMENTO E COM A ENERGIA LIGADA.”

Ou:

“NÃO SUBSTITUA OS DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO, COMO DISJUNTORES E DR´S POR OUTROS DE MAIOR CAPACIDADE, SEM ANTES VERIFICAR SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA E SUBSTITUIR OS FIOS”.

Ou:

“NÃO SOBRECARREGUE AS TOMADAS: EVITE O USO DE BENJAMINS, TEX OU EXTENSÕES, PARA LIGAR VÁRIOS APARELHOS NA MESMA
TOMADA”.

Ou:

“LEMBRE-SE: INSTALAÇÃO ELÉTRICA MATA, NÃO DESCUIDE, FAÇA UMA
REVISÃO PERIÓDICA COM PROFISSIONAIS HABILITADOS”

Podem ser incluídas informações de economia de energia com instalações bem cuidadas. Estas informações podem ser obtidas em sites ou junto às próprias concessionárias de energia elétrica.
Lembre-se: Quanto mais informação for passada para nosso cliente, maior é a chance de termos uma redução de instalações elétricas mal feitas e perigosas.

2 comentários: